Prefeitura de Palmas não oferece azitromicina, medicamento indicado para Covid-19
No enfrentamento a pandemia se faz necessário esforços e cuidados múltiplos para um combate eficaz. Segundo alegações populares, na cidade de Palmas está em falta a azitromicina, medicamento usado no tratamento da Covid-19. A azitromicina vem sendo utilizada nos pacientes com coronavírus, quando a doença ainda está no início, permitindo que os indivíduos com sintomas leves possam se tratar em casa.
Segundo o levantamento do O Correio Popular o medicamento está em falta já a mais ou menos 15 dias, durante esse período as pessoas que precisam do remédio estão tendo que comprar, entretanto a situação é complicada, e muitos podem não ter o dinheiro para adquirir o produto “É um absurdo não ter a medicação. Eu, pelo menos, tive como comprar, mas e quem não tem o dinheiro? Fica sem? A Prefeitura precisa garantir o medicamento para todos, isso é o mínimo a ser feito” relatou um paciente, que prefere não se identificar, após não ter acesso ao que foi receitado pelo médico.
O jornalista Fábio Coêlho, um dos editores do O Correio revelou que teve o mesmo problema em conseguir a medicação para o seu companheiro, tendo que comprar “Não conseguimos a Azitromicina e compramos. Ao perguntar sobre uma data para o estoque estar retomado, a resposta foi fria e grossa: impossível dizer. Me preocupo com quem não tem como comprar e a Prefeitura, que podia agir enquanto os sintomas estão leves, prefere não ofertar a medicação e esperar que a doença se agrave. Descaso e desrespeito com a população”.
Em resposta ao O Correio a Secretaria de Estado e Saúde (SES) afirmou que as unidades hospitalares geridas pelo poder Executivo Estadual estão abastecidas do referido medicamento e o Estoque Regulador Central aguarda entrega de nova remessa que estava prevista para terca-feira, 9.
Em meio às circunstâncias, é de total importância a atenção do estado e da prefeitura de Palmas com relação às demandas referentes ao combate ao vírus, em especial para que não aconteça novos desfalques. Aqueles que testaram positivo, mas não apresentaram sintomas graves, podem realizar o tratamento em casa, isso significa menos leitos ocupados. Aguardamos respostas da prefeitura, que até o fechamento desta matéria não havia respondido nossos questionamentos.
Azitromicina
A azitromicina é um medicamento utilizado há bastante tempo no combate a infecções respiratórias, sendo eficaz, por exemplo, contra doenças como bronquite, pneumonia, sinusite, faringite entre outros. Seu uso combinado com a cloroquina nos pacientes com Covid-19 ainda no período inicial tem o propósito de controlar o avanço da doença, para que não atinja o estágio grave, o medicamento requer prescrição médica.
Foto: Reprodução