Professora do CEM Tiradentes, em Palmas, tem projeto selecionado no Prêmio Professor Transformador

Professora do CEM Tiradentes, em Palmas, tem projeto selecionado no Prêmio Professor Transformador

Ela é a professora Juliana Girardello Kern, de Ciências da Natureza e suas Tecnologias, que ganha destaque com o projeto Águas que Florescem

Por Josélia de Lima/Governo do Tocantins

A professora Juliana Girardello Kern, do Centro de Ensino Médio Tiradentes, teve o seu projeto Águas que Florescem selecionado na etapa semifinal da 2ª edição do Prêmio Professor Transformador.

Na etapa semifinal foram selecionados 350 projetos, que farão parte do Banco de Práticas Transformadoras do Instituto Significare.

A professora Juliana, nasceu no Paraná, é professora efetiva do Estado e trabalha no CEM Tiradentes há 20 anos.

Os projetos inscritos no Prêmio Professor Transformador passaram por uma avaliação de uma bancada formada por mestres e doutores em educação. Desses 350 trabalhos que foram para a etapa semifinal, serão selecionados três de cada segmento educação infantil, ensino fundamental 1, ensino fundamental 2 e ensino médio e estes participarão da grande final Bett Brasil 2022.

A professora Juliana também recebeu o Selo Digital Professor Transformador. De acordo com a coordenação do Prêmio Professor Transformador, o maior mérito de um projeto pedagógico transformador está na sua realização junto aos alunos.

Juliana Kern nasceu com o dom de compartilhar ideias e conhecimentos. “Ser professor representa a possibilidade de transformar vidas através de empatia, projetos, seja como for, tocar de alguma forma o meu estudante para que ele tenha esperança de que pode alcançar grandes voos”, comentou.

Águas que Florescem

O projeto Águas que Florescem teve início em 2019, com uma turma que estava na segunda série do ensino médio. Entre as ações promovidas pelo projeto está a preparação de parte do terreno no pátio da escola para plantio de mudas de árvores do cerrado. E para ajudar na irrigação dessas plantas, estão sendo utilizada a água que sai dos aparelhos de ar condicionados da escola.

Em 2020, por causa da suspensão das aulas presenciais, devido à pandemia da Covid 19, o projeto ficou parado, tendo suas atividades retomadas a partir do mês de junho, com um grupo pequeno de alunos, que conseguiram realizar a manutenção das plantas.

O projeto está na fase III, com ações relacionadas com a agroecologia. A escola conta com a parceria da Universidade Federal Tecnológica do Paraná, que promoverá para todos os alunos da escola, uma oficina de técnicas de coleta de sementes e produção de mudas. “Então, nessa terceira fase, estamos planejando organizar um viveiro na escola, com o objetivo de produzir as mudas e disponibilizá-las para a comunidade. E também vamos continuar com as ações realizadas na Semana da Água e na Semana do Meio Ambiente”, contou a professora Juliana.

Com a proposta do Novo Ensino Médio as ações do projeto ganham novos horizontes, sendo parte dos conteúdos das disciplinas eletivas.

Prêmios

Com o projeto, a escola participou da edição do Prêmio Respostas para o Amanhã, promovido pela Sansung, e ganhou um kit arduino, e certificados para os estudantes.

O projeto também foi escrito na 26ª edição da Feira Ciência Jovem – online, de Recife-PE, e recebeu elogios de avaliadores. Águas que Florescem também foi inspiração para a produção de um vídeo da Associação Tocantinense de Biólogos, produzido no ano passado, pela ocasião do Dia Mundial da Água.

Fotos: Mari Rio/Governo do Tocantins

Redação