Projeto FACOMTO é contemplado no Minha Casa Minha Vida
Por Maria do Carmo Ribeiro
A Federação das Associações Comunitárias de Moradores do Tocantins, Facomto, foi uma das entidades tocantinenses, com mais um projeto habitacional, contemplados pelo Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal, o qual será instalado em Palmas, a Capital do Tocantins.
Ao todo, Palmas teve quatro propostas de entidades locais, aprovadas, somando um total de 536 unidades habitacionais que serão construídas por meio de recursos do Fundo de Desenvolvimento Social.
O Residencial Esperança que foi proposto pela Facomto, serão 192 apartamentos. Além desses, também foram aprovados o Residencial Ilha do Bananal, proposto pela Associação de Preservação Ambiental e Valorização da Vida – Ecoterra, voltada à defesa de direitos sociais e com 144 unidades; o Residencial Juriti I, com 144, e o Residencial Juriti III, com 56 unidades, que foram propostos pelo Instituto Xambioá, do setor Irmã Dulce.
O Residencial Esperança é um projeto que será construído com apoio do governo do Estado e da Prefeitura de Palmas. O governo do Estado fez a doação do terreno, enquanto a Prefeitura de Palmas dará apoio para a execução de todos os projetos do Programa Minha Casa, Minha Vida.
O Programa Minha Casa, Minha Vida Entidades tem por finalidade a concessão de financiamento subsidiado a famílias organizadas por meio de entidades privadas sem fins lucrativos para produção de unidades habitacionais urbanas, com recursos do Fundo de Desenvolvimento Social (FDS).
O Faixa 1 do Programa é composto por famílias com renda mensal familiar de até R$ 2.640,00, organizadas sob a forma associativa.
Este será o segundo projeto realizado pela Facomto em Palmas. O primeiro foi a construção de 160 apartamentos que formam o Residencial Parque da Praia, na 309 Norte, próximo à Praia das Anos, na Capital.