Pronaf pode ter linha emergencial de crédito, Projeto tramita na Câmara
A difícil comercialização dos produtos, perda de estoque, falta de equipamento de segurança e prejuízo financeiro são alguns dos problemas enfrentados pelo setor da agricultura familiar em tempos de pandemia, os impactos decorrem da suspensão de contratos de compra, deixando muitos produtores sem renda e desamparados.
O deputado federal Zé Neto (PT) da Bahia, com co-autoria do também deputado federal Célio Moura (PT) do Tocantins criaram o PL 2853/20 em defesa da agricultura familiar garantindo o crédito justo e necessário para estes trabalhadores.
O PL 2853/20 visa uma linha emergencial de crédito ao amparo do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), na tentativa de amenizar os impactos provocados pela pandemia de Covid-19. O deputado Célio Moura destaca o quão importante este setor é para o povo. “A agricultura familiar que traz os alimentos de qualidade para a mesa do povo brasileiro, 75% de todos os alimentos que chega aos lares do Brasil vem da agricultura familiar, alimentos de qualidade, sem agrotóxicos, alimentos que realmente garantem a qualidade de vida da população brasileira, portanto é necessário e urgente aprovarmos o PL 2853/20 para garantir recursos para agricultura familiar, é urgente salvar a nossa agricultura familiar” pontuou.
De 15,1 milhões de pessoas que trabalham no setor agropecuário no Brasil, 10 milhões atuam da agricultura familiar de acordo com os dados do Censo Agropecuário do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Uma parcela importante dos trabalhadores brasileiros que enfrentam barreiras referentes ao coronavírus, que necessitam de amparo e segurança.
Acesse o PL 2853/20
Foto: Pix Force