Unidades de ensino da rede estadual realizam último conselho de classe referente ao ano letivo de 2020
Em tempo de pandemia, as práticas educacionais foram ressignificadas e os Conselhos de Classe Pedagógicos se tornaram primordiais na elaboração de novas práticas pedagógicas e de novas metodologias a serem aplicadas para promover o desenvolvimento da aprendizagem. Ao longo desta semana, as unidades de ensino que trabalham com alunos matriculados do 1º ao 9º do ensino fundamental realizam a última reunião de conselho de classe referente ao ano letivo de 2020, que encerra no próximo dia 24 de março.
De acordo com a diretora de Gestão e Educação Básica, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Cristiane Pina, as unidades de ensino estão sendo orientadas a realizarem as reuniões de forma totalmente on-line e seguindo etapas, começando com o Pré-conselho, oportunizando, por exemplo, que os estudantes avaliem os roteiros de estudos, os critérios de avaliação e outros pontos importantes referentes às atividades desenvolvidas.
Na sequência, conforme explica Cristiane Pina, ocorre o Conselho de Classe Pedagógico e o Pós-conselho. “As reuniões devem ocorrer de forma não presencial, para análise e tomadas de decisão, visando ao alcance de resultados positivos. Por fim, ocorre o Pós-conselho, que consiste nas entregas de recomendações aos estudantes e pais, quanto aos resultados alcançados no ano letivo de 2020”.
A Escola Estadual Presidente Costa e Silva, do povoado São João, município de Ananás, realizou sua reunião na última segunda-feira, 15, por meio de plataforma on-line. “Ao longo do ano, procuramos formas de ajudar os alunos que estão passando por alguma dificuldade e o que observamos foi que os professores foram muito ativos na busca de soluções”, apontou a diretora da unidade de ensino, Sandra Maria Barbosa Ramos.
Ainda de acordo com Sandra Maria, com a pandemia ocorreu uma ampliação do trabalho dos conselhos, que passou a ter um olhar para além das salas de aula. “Considerando que as famílias estão mais próximas dos filhos no processo de ensino e aprendizagem, também precisamos trabalhar com iniciativas voltadas aos pais, para depois trabalharmos com os estudantes”, pontuou.
O diretor da Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, no município de Araguatins, Juliano Laurindo Cardoso, lembrou que o ano letivo de 2020 foi norteado por ações que pudessem responder a uma pergunta central em busca do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. “O que podemos fazer a mais por esse estudante? Uma visita, uma ligação? Sempre pensando em meios que pudéssemos proporcionar o desejo de aprender no aluno por meio das ferramentas que tínhamos disponíveis e buscássemos um maior protagonismo nesse processo”, ressaltou.
Em linhas gerais, os Conselhos de Classe Pedagógicos se caracterizam como um instrumento de rotina das unidades escolares, essencial para a discussão e análise dos resultados alcançados em cada bimestre letivo, com o objetivo de identificar possíveis falhas no processo de ensino e aprendizagem e promover a intervenção em tempo hábil, visando ao sucesso dos estudantes.
A diretora de Gestão e Educação Básica, Cristiane Pina, finalizou destacando as competências que precisam ser consideradas durante a realização do Conselho de Classe Pedagógico referente ao IV bimestre letivo de 2020. “A equipe escolar deve analisar o desempenho alcançado pelos estudantes nas competências cognitivas, mas, também, nas competências socioemocionais, visto que o momento requer uma avaliação diferenciada, sobretudo, pelo fato de os estudantes estarem vivenciando novas formas de aprender”.
Foto: Juliana Carneiro/Governo do Tocantins