Unidades de ensino da rede estadual realizam último conselho de classe referente ao ano letivo de 2020

Unidades de ensino da rede estadual realizam último conselho de classe referente ao ano letivo de 2020

Em tempo de pandemia, as práticas educacionais foram ressignificadas e os Conselhos de Classe Pedagógicos se tornaram primordiais na elaboração de novas práticas pedagógicas e de novas metodologias a serem aplicadas para promover o desenvolvimento da aprendizagem. Ao longo desta semana, as unidades de ensino que trabalham com alunos matriculados do 1º ao 9º do ensino fundamental realizam a última reunião de conselho de classe referente ao ano letivo de 2020, que encerra no próximo dia 24 de março.

De acordo com a diretora de Gestão e Educação Básica, da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), Cristiane Pina, as unidades de ensino estão sendo orientadas a realizarem as reuniões de forma totalmente on-line e seguindo etapas, começando com o Pré-conselho, oportunizando, por exemplo, que os estudantes avaliem os roteiros de estudos, os critérios de avaliação e outros pontos importantes referentes às atividades desenvolvidas.

Na sequência, conforme explica Cristiane Pina, ocorre o Conselho de Classe Pedagógico e o Pós-conselho. “As reuniões devem ocorrer de forma não presencial, para análise e tomadas de decisão, visando ao alcance de resultados positivos. Por fim, ocorre o Pós-conselho, que consiste nas entregas de recomendações aos estudantes e pais, quanto aos resultados alcançados no ano letivo de 2020”.

A Escola Estadual Presidente Costa e Silva, do povoado São João, município de Ananás, realizou sua reunião na última segunda-feira, 15, por meio de plataforma on-line. “Ao longo do ano, procuramos formas de ajudar os alunos que estão passando por alguma dificuldade e o que observamos foi que os professores foram muito ativos na busca de soluções”, apontou a diretora da unidade de ensino, Sandra Maria Barbosa Ramos.  

Ainda de acordo com Sandra Maria, com a pandemia ocorreu uma ampliação do trabalho dos conselhos, que passou a ter um olhar para além das salas de aula. “Considerando que as famílias estão mais próximas dos filhos no processo de ensino e aprendizagem, também precisamos trabalhar com iniciativas voltadas  aos pais, para depois trabalharmos com os estudantes”, pontuou.

O diretor da Escola Estadual Aldinar Gonçalves de Carvalho, no município de Araguatins, Juliano Laurindo Cardoso, lembrou que o ano letivo de 2020 foi norteado por ações que pudessem responder a uma pergunta central em busca do desenvolvimento da aprendizagem dos estudantes. “O que podemos fazer a mais por esse estudante? Uma visita, uma ligação? Sempre  pensando em meios que pudéssemos proporcionar o desejo de aprender no aluno por meio das ferramentas que tínhamos disponíveis e buscássemos um maior protagonismo nesse processo”, ressaltou.

Em linhas gerais, os Conselhos de Classe Pedagógicos se caracterizam como um instrumento de rotina das unidades escolares, essencial para a discussão e análise dos resultados alcançados em cada bimestre letivo, com o objetivo de identificar possíveis falhas no processo de ensino e aprendizagem e promover a intervenção em tempo hábil, visando ao sucesso dos estudantes.

A diretora de Gestão e Educação Básica, Cristiane Pina, finalizou destacando as competências que precisam ser consideradas durante a realização do Conselho de Classe Pedagógico referente ao IV bimestre letivo de 2020. “A equipe escolar deve analisar o desempenho alcançado pelos estudantes nas competências cognitivas, mas, também, nas competências socioemocionais, visto que o momento requer uma avaliação diferenciada, sobretudo, pelo fato de os estudantes estarem vivenciando novas formas de aprender”.

Foto: Juliana Carneiro/Governo do Tocantins 

Redação