Vereador Enoque Neto propõem bueiro inteligente para evitar enchentes e preservar rios
O Bueiro inteligente consiste em um cesto coletor com alças laterais de metal, com o objetivo de facilitar o trabalho de limpeza
O requerimento n° 863/21 de autoria do vereador Enoque Neto (PSL) solicita ao poder executivo municipal a instalação de “bueiros inteligentes” como forma de evitar enchentes em Araguaína e colaborar com o meio ambiente no que se refere a limpeza dos mananciais que cortam a cidade. Segundo o texto, o bueiro inteligente consiste em um cesto coletor com alças laterais de metal, produzida em diversas medidas, de acordo com cada bueiro, especificamente para cada modelo já existente na cidade, com o objetivo de facilitar o trabalho de limpeza, remoção e manutenção das bocas de lobo.
Na proposição, Enoque observa que as várias enchentes e pontos de alagamentos ocorrem por causa do acúmulo de resíduos nas bocas de lobo, este material que consequentemente é levado aos córregos da cidade até chegar ao rio lontra, o que poderia ser evitado com a instalação dos bueiros com tela metálica em malha fina, que também dificulta a passagem de ratos, baratas e animais peçonhentos. “O objetivo deste requerimento é preservar nossa cidade e o meio ambiente, bem como os bens de moradores que têm suas residências invadidas pelas águas das enchentes e veículos danificados em pontos de alagamento. Agora, temos uma alternativa com condições de evitar este transtorno”, destacou o parlamentar.
O sistema de “bueiros inteligentes” vem sendo testado em diversas localidades brasileiras e já é realidade em alguns municípios. “Muitas cidades brasileiras que enfrentam problemas com enchentes e alagamentos, já estão adotando o sistema de bueiros, que não gera um custo elevado ao município e acaba beneficiando a população, reduzindo as possibilidades de danos humanos e materiais ”, ressaltou Enoque Neto.
Texto: Diego Wanderley