FACOMTO reúne mais de 200 famílias em assembleia em Palmas

FACOMTO reúne mais de 200 famílias em assembleia em Palmas

Reunião da Federação aconteceu no Centro de Ensino Médio Castro Alves, em Palmas, no sábado, dia 20 de abril de 2024

A Federação das Associações Comunitárias de Moradores do Tocantins (Facomto) se reuniu com mais de 200 famílias cadastradas no último sábado, 20, no CEM Castro Alves, em Palmas.

O principal objetivo da reunião foi compartilhar informações sobre procedimentos básicos para a inscrição no Projeto da Federação, sobre a construção de 192 apartamentos, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal.

Estavam presentes, além das famílias e da Diretoria da Federação, outros moradores e presidentes das Associações Comunitárias de Palmas, para um momento de muita esperança diante do novo tempo que as famílias vivem em busca de uma moradia digna em todo País e, em Palmas e no Tocantins, não é diferente.

O presidente Erivelton Silva agradeceu a presença de todas as pessoas, em especial, a das famílias que em um sábado à tarde, se dispõe a participar da nossa Assembleia, em busca de fortalecer a nossa luta por moradia popular para famílias carentes.

“Esse nosso projeto só é mais importante porque vocês nos apoiam e estão sempre aqui, em luta pelos seus direitos à moradia popular e por isso nos fortalece cada vez mais, buscar respostas do Poder Público sobre tudo isso que almejamos e, para isso, a Facomto e a Conam estão juntas em busca de realizar os sonhos das famílias terem sua moradia de forma digna”, explanou Erivelton.

O presidente ainda reforçou que, a prioridade no projeto são famílias em que as mulheres sejam as chefes, mães-solo, pessoas idosas, deficientes, indígenas, quilombolas que ganham até dois salários-mínimos. Nesse momento, pessoas solteiras não são prioridades no Projeto.

Erivelton explicou novamente que toda documentação das famílias que já foram pré-inscritas na Facomto, será envidado para a equipe técnica da Caixa Econômica analisar e só essa equipe é quem vai aprovar ou não os cadastros, pois dependente exclusivamente da veracidade das informações em cada cadastro das famílias.

Em Palmas, foram quatro propostas de entidades, contempladas e que vão construir 536 unidades habitacionais. O projeto da Facomto foi um dos aprovados para a construção de 192 apartamentos, em frete ao Residencial Parque da Praia, próximo à Praia das Arnos. A área foi uma doação do Governo do Estado.

RESIDENCIAL ESPERANÇA

A construção de 192 apartamentos que formarão o Residencial Esperança em Palmas, é uma conquista da luta de centenas de famílias cadastradas na Facomto e que por meio da Conam está no debate direto com o Ministério das Cidades, juntamente com outros movimentos sociais, em defesa dos recursos para a construção de moradias populares para famílias carentes em todas as regiões brasileiras.

As unidades habitacionais serão construídas por meio de recursos do Fundo de Desenvolvimento Social, dentro do Programa Minha Casa, Minha Vida Entidades, do Governo Federal, o qual tem por finalidade a concessão de financiamento subsidiado às famílias organizadas por meio de entidades privadas, sem fins lucrativos para produção de unidades habitacionais urbanas.

ATENDIMENTO FACOMTO

Até o final deste mês de abril, o escritório da Facomto será em novo endereço, o qual vai ser compartilhado no grupo de WhatsApp para que as pessoas interessadas possam tirar dúvidas e para quem quiser fazer a pré-inscrição.

A Facomto já construiu 160 apartamentos que formam o Residencial Parque da Praia. Este novo projeto é para a construção de mais 192 novos apartamentos para formar o Residencial Parque Esperança, que será localizado também na 309 Norte, em Palmas.

Redação