Vacinação no Tocantins e o que os números dizem; 2,83% da população imunizada

Vacinação no Tocantins e o que os números dizem; 2,83% da população imunizada

Por Isabella Santa Rosa

Com o anúncio do início da vacinação contra o novo coronavírus no dia 19 de janeiro de 2021, o governo do Tocantins tem recebido e distribuído entre os 139 municípios os lotes de imunizantes enviados pelo governo federal. Apesar do estado estar entre os cinco menos populosos do Brasil, o número de pessoas imunizadas com as duas doses da vacina contra Covid-19 ainda é um dos menores entre os estados.

Segundo o IBGE, em 2020 o Tocantins tinha a população estimada em 1.590.248 pessoas, mas apenas 45.112 pessoas receberam as duas doses de vacina necessárias para completar a imunização contra o coronavírus, o que representa apenas 2,83% da população.

O estado está em 25° lugar no ranking de vacinação em todo o Brasil, com 9,08% da população tendo recebido a primeira dose da vacina nos três meses de campanha de vacinação. A média móvel de doses aplicadas por dia nos últimos sete dias é de 1.204,14 doses.

Entre os grupos prioritários, o maior número de imunizados com as duas doses são os idosos, com 22.122 pessoas, já o grupo com menos pessoas totalmente imunizadas são os povos e comunidades tradicionais, com uma pessoa tendo recebido a segunda dose da vacina.

O município com melhor percentual de população vacinada é Tocantínia, com 23,75%. A cidade conta com um grande número de moradores indígenas e fica a 84 km da capital.

 O Tocantins recebeu 332 mil doses do Ministério da Saúde e distribuiu 289.724 doses entre os municípios até o momento.

Comentários do Facebook

Redação